No dia 18 de maio, acontecerá a 2ª Marcha Nacional Contra a Homofobia e pela Aprovação do PLC 122. A Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), organizadora do evento, espera que a mobilização reúna, a partir das 9h, cerca de 1500 pessoas de todos os estados, na Esplanada dos Ministérios. A Marcha celebra o Dia Internacional de Combate à Homofobia (17 de maio) e traz à tona grandes reivindicações da comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros).
Seminários e uma sessão solene em homenagem ao Dia Mundial, Nacional e Distrital de Combate à Homofobia em Brasília irão anteceder a marcha, a partir do dia 06 de maio. Confira a programação completa aqui .
Ser gay não é doença
O Dia Internacional de Combate à Homofobia foi instituído em 17 de maio por causa de uma decisão histórica da Organização Mundial da Saúde. Há 20 anos, nessa mesma data, a OMS tirou a Homossexualidade da sua lista de doenças mentais. Desde então, também não se usa o termo “homossexualismo”, já que o prefixo “ismo” se remete a uma enfermidade.
Caravana do Espírito Santo
No ES, uma Caravana de Educadores e Militantes LGBT está sendo organizada pelo Coletivo Estadual de Diversidade Sexual – SINDIUPES para participar do VIII Seminário LGBT no Congresso Nacional e da II Marcha Nacional contra a Homofobia. A delegação, composta por 50 delegados, promete levar mais uma vez a Brasília a discussão da homofobia no Espírito Santo. Segundo a Coordenação do Coletivo, “o Espírito Santo está muito atrasado em políticas públicas que asegurem os direitos humanos das minorias, especialmente do grupo LGBT”.
Você pode ver o cartaz da II Marcha Nacional contra a Homofobia clicando aqui.
(Fonte CNTE, com informações do Sindiupes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário